Linguagens de programação para crianças fazem 50 anos e ganham Doodle
50 anos das linguagens de programação para crianças são celebrados no Doodle do Google desta segunda-feira (4). A página inicial do Google Search traz um game interativo que mostra alguns conceitos básicos de lógica, usados para ensinar os mais jovens de uma forma lúdica o que está por trás dos códigos no setor de computação. O Google celebra ainda a Computer Science Education Week.
O desenvolvimento do jogo para celebrar meio século da iniciativa contou com a participação de um time de peso. Além da equipe própria de designers do Doodle, a criação teve a participação de pessoas ligadas ao Google Blockly e ao MIT Scratch, aplicativos web voltados para o ensino de programação para crianças.
Como jogar/programar
A proposta do Doodle do Google é despertar o interesse das crianças por lógica e programação. Para jogar é bem simples: basta movimentar o coelho para comer a cenoura. Porém, só é possível fazer isso com os comandos básicos de movimentação, que ficam na parte inferior da tela.
Arraste o comando para a barra e aperte o play. Faça isso quantas vezes for necessário para concluir o objetivo. Ao todo são seis níveis, que vão aumentando de dificuldade conforme cada fase é concluída. Cada nível pode ganhar novo tipo de movimento. A ideia é fazer o coelho comer todas as cenouras usando a menor combinação de comandos possível. O jeito mais simples de terminar cada fase é premiado com uma medalha.
Programação para crianças
A história da programação voltada para o público infantil começou por volta de 1960, quando pesquisadores do MIT liderados pelo professor Seymour Papert criaram a Logo — o primeiro código com design pensado para crianças.
O Doodle do Google de hoje traz semelhanças com a Logo. No programa da década de 1960, uma tartaruga é criada na tela e se movimentava conforme os comandos digitados por quem interage com ela. Uma forma básica de ensinar as crianças os conceitos de lógica por trás da programação.