19.5 C
Brasília
HomeSAÚDESaúde cria grupo de trabalho para otimizar listas de espera na rede...

Saúde cria grupo de trabalho para otimizar listas de espera na rede pública do DF

- Advertisement -spot_img

Por Larissa Lustoza

A Secretaria de Saúde (SES-DF) criou, nesta terça-feira (18), um grupo de trabalho para analisar os processos de regulação no Distrito Federal. O intuito é elaborar um plano que otimize o fluxo de trabalho. São 120 dias para a conclusão do documento, podendo ser prorrogado por igual período. O relatório final deve conter o diagnóstico situacional e as propostas de aprimoramento.

“A proposta é modernizar a regulação e buscar uma melhor qualificação das listas de espera. Estamos empenhados, por exemplo, na questão dos aguardos por cirurgias. Ao qualificá-los, vamos saber quais especialidades mais precisam de reforços. Queremos fortalecer e informatizar esses processos como um todo”, explica o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Junior.

Complexo Regulador do DF (CRDF) tem, entre outras atribuições, a tarefa de regular o acesso do usuário do Sistema de Único de Saúde (SUS) na Atenção Ambulatorial e Hospitalar da rede pública. O setor articula e coordena as filas de espera por internação hospitalar, cirurgias eletivas, procedimentos na atenção especializada, entre outros.

Integração

O grupo foi instituído por meio de portaria, publicada nesta terça-feira (18), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Na prática, os integrantes vão diagnosticar os desafios de acesso aos serviços de saúde da rede pública do DF e, a partir disso, propor aprimoramentos de fluxos e processos regulatórios, articulando a execução das ações com outras unidades e órgãos.

Subsecretário de Planejamento da SES-DF, Rodrigo Vidal afirma que a finalidade é reunir esforços de diferentes setores. “A regulação é muito ampla e permeia a atuação de várias unidades. Esse grupo visa dar voz ativa àquelas que buscam por soluções”, diz. O gestor ressalta que o processo de mudança na regulação envolve sistemas, protocolos de acesso, sistema de faturamento, reorganização de ambulatórios e de linha de cuidado.

Também é atribuição do grupo realizar o levantamento de dados e informações sobre a regulação de acesso à saúde no DF, incluindo fluxos, processos, gargalos e desafios; identificando boas práticas e experiências bem-sucedidas em outros entes federativos.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img