- Advertisement -
22.6 C
Brasília
HomeDESTAQUE SAÚDEComitê de Planejamento da Saúde do DF: população já pode ver benefícios

Comitê de Planejamento da Saúde do DF: população já pode ver benefícios

- Advertisement -spot_img

Por Gabriel Silveira

Os primeiros resultados do trabalho empreendido pelo Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal (Coplans) já começaram a ser percebidos pela população. Detalhes apurados dos cenários, cronogramas de atividades e entregas imediatas foram apresentadas nesta semana (15) pela Secretaria Executiva.

O programa “O câncer não espera. O GDF também não” é a principal entrega à população nesses cinco meses de atividade. A iniciativa propôs reorganizar o fluxo de atendimento oncológico e ampliar a assistência. De março a julho deste ano, com as novas medidas adotadas, a lista de espera para início dos tratamentos oncológicos reduziu em 28%.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destaca que a medida evidencia o papel fundamental que o Coplans desempenha na pasta. “Os problemas são dinâmicos, assim como as soluções. Ter um time debruçado exclusivamente sobre os desafios e construindo resultados permite que a gente sobreponha a lógica de ‘apagar incêndios'”, explica.

Melhoria contínua

Para o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, o programa de combate ao câncer evidencia o papel fundamental que o Coplans tem desempenhado na pasta. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Com o apoio de áreas técnicas da Secretaria de Saúde (SES-DF), o grupo de especialistas dedicava-se, inicialmente, a seis frentes de trabalho; três novas foram incorporadas ao escopo de atuação. Estão entre as prioridades aspectos sistêmicos e específicos relacionados à Central de Regulação, gestão de leitos, pessoas, compras e contratações, cirurgias, nefrologia, oncologia, Rede Materno-Infantil e  componentes jurídicos.

Todas as frentes têm sido beneficiadas com melhorias relacionadas a processos internos, de modo especial. A metodologia colocada em prática foca na continuidade do aprimoramento. Dessa forma, os impactos positivos podem ser sustentados a longo prazo. As ações e os resultados têm previsão de serem apresentados gradativamente nos próximos meses.

A estruturação e a consistência do processo de melhoria foram elogiadas pela promotora de justiça Hiza Carpina, da Promotoria de Defesa da Saúde (Prosus) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), convidada para o encontro. “Aos órgãos de controle é importante entender esse planejamento para que seja possível acompanhá-lo e monitorá-lo. Qualquer mudança de curso precisa estar fundamentada, porque as soluções precisam ser técnicas diante de problemas tão complexos”, avalia.

Comitê

Comitê de Planejamento da Saúde do Distrito Federal (Coplans) visa coletar informações, identificar fragilidades e subsidiar ações voltadas à promoção, prevenção e assistência à saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

O Coplans foi instituído em fevereiro, por meio do Decreto Nº 46.855, cuja função é coletar informações, identificar fragilidades e subsidiar ações de curto, médio e longo prazo voltadas à promoção, prevenção e assistência à saúde.

À Secretaria Executiva, composta por 13 membros executivos, compete realizar atividades necessárias para o atendimento das demandas relacionadas à organização e à elaboração de planos e políticas públicas.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img