Por Humberto Leite
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta sexta-feira (4), dois veículos doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal e no Tocantins. Os carros vão ajudar no deslocamento de servidores do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-DF), unidade da SES-DF responsável por ações de promoção da qualidade de vida nos ambientes laborais.
Os veículos foram recebidos pelo secretário de Saúde, Juracy Lacerda, que ressaltou a importância de ações preventivas e do levantamento de dados. “Esses veículos vão permitir que nossos servidores cheguem àquelas áreas que realmente necessitam, que possamos fazer a busca ativa de trabalhadores, gerenciar os riscos e trazer uma saúde mais focada em prevenção”, afirma.
A entrega foi realizada pela procuradora-chefa do MPT no DF e Tocantins, Paula de Ávila e Silva Porto Nunes, que destacou a importância da aproximação entre as instituições. “Quando a gente se aproxima, o resultado fica mais eficiente, eficaz, e conseguimos atender o número maior da população. É muito gratificante ver que esse bem vai ser revertido para a garantia de um melhor ambiente para o trabalho”, diz.

A aquisição dos carros, realizada pelo MPT, foi possível por meio de recursos obtidos por um acordo realizado na justiça do trabalho. A doação de dois carros para a SES-DF foi considerada pelo MPT como uma forma adequada de promover um benefício para a sociedade. “O Ministério Público tem como uma das atuações prioritárias promover o incremento da saúde e da segurança do trabalhador. E a Secretaria tem apresentado uma série de ações que tem contribuído”, explica o procurador do trabalho Charles Lustosa Silvestre.
O encontro institucional contou ainda com a presença do subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins; da diretora de Saúde do Trabalhador da SES-DF, Elaine Faria Morelo; e da gerente do Cerest-DF, Juliana Moura da Silva. Dois motoristas da SES-DF também compareceram e já puderam conduzir os veículos, entregues novos e com os adesivos para identificá-los como parte da frota da Secretaria de Saúde.