Por Bruno Laganá
Em visita ao Brasil para ministrar palestras em cursos e congressos de cirurgia, o médico finlandês e cirurgião de trauma, Ari Leppaniemi, esteve em Brasília e aproveitou para visitar o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
O médico, que está na capital federal para ministrar para curso teórico e prático, conheceu nesta quarta-feira (2), as instalações do serviço de trauma do hospital gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF). Ari destacou a qualidade do atendimento oferecido.
“Estou muito impressionado com a forma como os sistemas estão funcionando aqui. É de alta qualidade. No geral, é um ótimo sistema, e tenho que dar crédito às pessoas que começaram isso e que continuam fazendo até hoje”, afirma o médico.
Ari Leppaniemi, referência na área de trauma, também comentou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), comparando com o modelo adotado na Finlândia. “Temos um sistema de saúde pública muito forte, e acredito que esse é o caminho a ser seguido. O setor público é o que deve e precisa assumir a maior parte do peso na área da saúde”, explica.
O especialista foi recebido pelos médicos do IgesDF Rodrigo Caselli, Renato Lins e Julival Ribeiro, além da gerente geral de assistência, Fernanda Hak. Para o cirurgião, Rodrigo Caselli, a presença do médico reforça a importância do serviço de trauma do HBDF, que tem buscado constante aperfeiçoamento de suas práticas. “Tê-lo conosco aqui é um privilégio e uma oportunidade de aprendizado valiosa para nossa equipe”, declara.