- Advertisement -
13.5 C
Brasília
HomeBRASILEx-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal

- Advertisement -spot_img

Publicado em 13/06/2025 às 15h48 – Alterado em 14/06/2025 às 00h50

Por Kleber Karpov

Operação da Polícia Federal (PF), levou à prisão preventiva, na manhã desta sexta-feira (13/Jun), o ex-ministro de Turismo da gestão de Jair Bolsonaro, Gilson Machado. o ex-gestor foi denunciado, na última semana por tentar emitir um passaporte português ao ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. O pedido de prisão foi expedido por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), além de autorizar à PF a realização de buscas e apreensão de documentos, em endereços de Cid, em Brasília.

Por meio de nota divulgada por meio de assessoria, e também questionado pela imprensa, no ato da prisão, Machado negou envolvimento com qualquer ato ilegal. “Diante da decretação da minha prisão preventiva […] venho a público reafirmar minha total inocência. Não cometi crime algum. Não matei, não roubei, não trafiquei drogas. O que fiz foi apenas pedir informações sobre a renovação do passaporte do meu pai, um senhor de 85 anos”.

Machado negou ter estado em consulado ou embaixada, no Brasil ou no exterior, porém, conformou ter trocado mensagens com funcionários diplomáticos sobre a situação de seu pai. “É só verificarem as ligações que fiz para o consulado e os áudios que enviei aos funcionários. Tudo o que fiz foi um gesto de cuidado com meu pai, nada além disso. A justiça divina tarda, mas não falha.”

Prisão de Mauro Cid

Também Cid, chegou a ser detido, porém, posteriormente, o STF revogou o mandado de prisão, antes mesmo do cumprimento da medida por parte da Polícia Federal. O ex-ajudante de ordens é réu no processo que julga mais de 35 denunciados por tentativa de golpe de Estado, e conta com benefício de colaboração premiada. Com a prisão de Machado, o auxiliar ex-auxiliar de Bolsonaro foi conduzido à sede da PF para prestar depoimentos.

Importante ressaltar que cidadãos portugueses, não precisam de visto, por exemplo, para entrarem nos Estados Unidos da América., país onde ja se encontram os familiares de Mauro Cid.

Soltura de Machado

Após algumas horas da prisão, o ministro do STF, Alexandre de Moraes também expediu a soltura de Machado. O ex-gestor, no entanto, deve cumprir medidas cautelares, a exemplo de comparecer obrigatóriamente à Justiça, ter o cancelamento do passaporte, proibição de sair do país, além de deixar de manter contato com investigados pela trama golpista.

Atualização

Atualizado para inclusão de informação sobre a soltura de Machado por parte do ministro do STF, Alexandre de Moraes

[xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img