- Advertisement -
21.5 C
Brasília
HomeDESTAQUE SAÚDEHemocentro oferece transporte gratuito para grupos de doadores de sangue

Hemocentro oferece transporte gratuito para grupos de doadores de sangue

Celina Leão doa sangue com filha e convida doadores com tipo sanguíneos negativos à ajudarem recompor estoques do Hemocentro

- Advertisement -spot_img

Por Kleber Karpov

Com déficit no estoque de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), reforça a disponibilidade de transporte gratuito para grupo de doadores de sangue. A medida visa ajudar recompor e manter os níveis de estoque de sangue. O serviço atende entre 10 e 19 pessoas no trajeto de ida e volta ao Hemocentro, transporte esse a correr de segunda à sábado. A média de atendimento é de até seis grupos de pessoas por dia, três pela manhã e o restante no período da tarde.

“Essa é uma forma que temos de dinamizar, favorecer e facilitar o acesso do cidadão ao Hemocentro, uma vez que a gente atende 100% da rede pública de Saúde do Distrito Federal. Nosso trabalho é sempre com foco para atingir a meta de manter os estoques a nível estratégico, o que é considerado seguro e adequado para atender urgências e plenamente os pacientes que precisam”, afirma a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi.

Sucesso

De acordo com o Hemocentro, ao longo dos últimos cinco meses, das 278 campanhas de grupos realizadas, 220 solicitaram o transporte da FHB. O perfil dos doadores, em geral são de estudantes de escolas e faculdades, militares das forças Armadas, ou de Segurança Pública do DF. Comunidades de igrejas católicas e evangélicas, além de jovens e amigos de pacientes internados ou em tratamento também somam a lista de doadores do DF.

Como solicitar o transporte?

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), qualquer cidadão pode solicitar o serviço pelo telefone (61) 3327-4413 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495. Para isso, basta reunir um grupo de ao menos 10 pessoas – os doadores devem ter mais de 18 anos e, caso tenham entre 16 e 17 anos, precisam apresentar um documento de autorização. O transporte cobre qualquer localidade dentro do Distrito Federal.

“O Hemocentro, inclusive, convida os voluntários e os interessados em organizarem grupos de campanha de doação para utilizar o serviço de segunda a quinta-feira, porque são dias mais tranquilos de atendimento e que temos mais dificuldade no preenchimento de vagas”, destaca Kelly.

Baixo estoque

No domingo (23/Mar), a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), se dirigiu ao Hemocentro, com a filha, onde fizeram doação de sangue. A Leoa, como é carinhosamente conhecida apontou a necessidade de reposição de estoque, dos tipos O negativo e A negativo. O Hemocentro, prorrogou o fornecimento de senha preferencial, até 29 de março, aos doadores de sangue dessas tipologias.

“Hoje, fiz questão de pausar a agenda para um gesto que salva vidas. Fui ao Hemocentro de Brasília doar sangue, e minha filha @brunavleao também. Um ato simples, mas de valor imensurável. Importante lembrar que a senha preferencial para doadores de sangue dos tipos O negativo e A negativo foi prorrogada até o dia 29. Doe sangue, salve vidas.”, publicou Celina Leão nas redes socaiis.

 

[xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

 

 

 

 

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img