- Advertisement -
21.5 C
Brasília
HomeDESTAQUESJorge Vianna abre canal de negociação de inclusão de técnicos em Enfermagem...

Jorge Vianna abre canal de negociação de inclusão de técnicos em Enfermagem na gestão de conselhos de Enfermagem

Parlamentar aborda mudanças na Enfermagem desde criação da Lei de 1973, que rege segmento, além de pautar capacitação técnica da categoria para ter representatividade nos conselhos regionais e federal de Enfermagem

- Advertisement -spot_img

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), se reuniu com o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva, para discutir Projeto de Lei que altera a Lei 5.905/1973, que trata da representatividade dos estados no Cofen e nos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens). O parlamentar, abordou a reivindicação nacional dos técnicos em Enfermagem, no que tange a se ter representatividade nos conselhos de classe regionais e federal. Atualmente o PL está em tramitação no Senado Federal.

“O presidente Dr. Manoel reconheceu a importância do tema e se comprometeu a abrir um canal de diálogo. Agora, é fundamental que todas as entidades que representam auxiliares e técnicos de enfermagem em nível nacional formulem uma pauta conjunta para avançarmos nessa discussão.”, apontou. Vianna.

A provocação de Vianna, se deu após a Câmara Federal apreciar o Projeto de Lei 4175/23, da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), que altera a Lei nº 5.905/1973. PL esse, a tramitar em conjunto com o PL 4413/21, do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), sobre a organização e funcionamento do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens), sob relatoria do deputado federal Bruno Farias (Avante-MG), egresso da Enfermagem.

Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Cofen e o deputado distrital, Jorge Vianna – Foto: Wilter Moreira

Capacitação profissional e acadêmica

Na última semana, por meio de um vídeo postado nas redes sociais, o deputado lembrou a evolução da Enfermagem, em especial, da categoria dos técnicos em Enfermagem, desde a criação da Lei nº 5.905/1973. De acordo com Vianna, na atual conjuntura a carreira conta com profissionais altamente qualificados, muitos, embora a exercer atividade técnica, com formação superior e capacidade técnica totalmente adequada a atuar em qualquer esfera dos conselhos de classes.

“Os tempos são outros, e, em todo o Brasil, os profissionais de nível médio vêm demonstrando sua competência e habilidade, seja na técnica ou na política. Sou um exemplo de que minha capacidade de atuação como parlamentar não está condicionada à minha formação. Vamos pedir apoio ao COFEN, aos deputados e senadores para que alterem a lei e façam justiça com essa categoria! O nosso tempo é agora. Paridade, inclusão e sem discriminação com os técnicos em Enfermagem de todo Brasil”, aponta Jorge Vianna.

Entenda o caso

A votação do PL na Câmara dos Deputados (CD) sem inclusão dos Técnicos em Enfermagem no escopo da representatividade no sistema Cofen/Corens, acabou por frustar os técnicos em Enfermagem.

Os profissionais de saúde reivindicam a importância e relevância da categoria em demandas da Enfermagem, a exemplo da aprovação da carga-horária das 30 horas semanais, do Piso Nacional da Enfermagem, ou ainda da Proposto de Emenda à Constitucional (PEC) 19/202h, de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), esse último em tramitação no Senado Federal.

[xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img