- Advertisement -
25.5 C
Brasília
HomeDESTAQUE SAÚDEEnfermagem do DF pode ter mandato coletivo para Câmara Federal

Enfermagem do DF pode ter mandato coletivo para Câmara Federal

Proposta de Gilney Guerra para candidatura coletiva junto ao PRD-DF presidido por Lucas Kontoyanis pode fortalecer conversão de votos com público-alvo direto de aproximadamente 73 mil eleitores voltados à enfermagem

- Advertisement -spot_img

Por Kleber Karpov

O Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra, se reuniu com o presidente do PRD-DF, o advogado, Lucas Kontoyanis, ao que pode ser o início da largada para a disputa de peso à uma das oito vagas à Câmara dos Deputados. Acompanhado dos enfermeiros Ivan Rodrigues e Adriano Araújo, a legenda partidária pode ser o berço da primeira candidatura coletiva para vaga de deputado federal, ligado à enfermagem do DF, para as eleições de 2026.

A proposta apresentada por Guerra a ser analisada por Kontoyanis deve resultar na filiação dos três, que pode contar com outros profissionais da enfermagem que podem compor a candidatura coletiva na legenda partidária.

Além de conselheiro do Cofen e ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Guerra é Mestre em Gestão Econômica em Finanças Públicas pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva, Auditoria e Gestão em Saúde e em Tutoria em Ensino a Distância. Também é servidor concursado da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) onde ingressou ainda como técnico em Enfermagem.

A expectativa de Guerra é somar força com Rodrigues, jornalista e editor do site Em Defesa da Saúde & Direitos Sociais (www.emdefesadasaude.com.br), ambos experimentados nas urnas. Ainda somado ao ex-conselheiro do Coren-DF, Araújo com ampla representatividade junto a categoria da Enfermagem da rede privada de saúde, unidos com outros enfermeiros de modo a ter uma alta taxa de conversão de votos e, consequentemente, garantir uma vaga na Câmara dos Deputados.

Perfil

Dados do Cofen aponta que o DF conta com aproximadamente 72.680 profissionais de enfermagem. Desses, 23.048, equivalente a 31,7% são enfermeiros, 46.444 (63,9%) técnicos em Enfermagem e 3.368 (4,6%) auxiliares em Enfermagem.

Do montante, dados do Portal da Transparência do DF, indica um total de 13.450 profissionais de enfermagem lotados na rede pública de Saúde, equivalente a 18,5% da categoria no DF. Desses, 4305 são enfermeiros, equivalente a 32% dos quadros da enfermagem da SES-DF e 9.145 são técnicos em enfermagem (68%).

[xyz-ihs snippet=”KLEBER-KARPOV”]

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img