- Advertisement -
20.5 C
Brasília
HomeDISTRITO FEDERALTCDF cobra esclarecimentos da Secretaria de Saúde sobre falta de profissionais em...

TCDF cobra esclarecimentos da Secretaria de Saúde sobre falta de profissionais em ala de gesso no Hospital de Ceilândia

- Advertisement -spot_img
Por Polyana Resende
O Tribunal de Contas do Distrito Federal deu um prazo de 30 dias para que a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) preste esclarecimentos sobre possível déficit de profissionais na escala da ala gesso no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
A decisão foi tomada após o TCDF analisar uma representação, no âmbito do processo 00600-00015833/2024-82-e, que denunciou a falta de profissionais como auxiliares de saúde em áreas como Ortopedia e Gesso do HRC.
Segundo informações do Ministério Público de Contas do DF, em alguns períodos, a ala de gesso do HRC contava com apenas um profissional escalado. Demandas para o setor vindas de áreas como Pronto Socorro, enfermarias e ambulatório também ficavam, muitas vezes, sem atendimento. Ainda segundo a representação, tal situação, além de comprometer o atendimento da população, também pode corroborar com o adoecimento e sobrecarga dos profissionais de saúde.
Em ofício, o Hospital Regional de Ceilândia informou que “devido a exonerações e aposentadorias, o déficit atualmente na sala de gesso do HRC chega a 285 horas semanais”, insuficiente para a demanda de atendimento aos pacientes. “(…) o déficit de horas atual na sala de gesso é mais do que o total que dispõe atualmente (280 horas semanais), o que demonstra a necessidade de pelo menos o dobro de pessoal e aponta para o risco de comprometimento na prestação do serviço à população e à saúde dos profissionais.”, aponta documento do MPC/DF.
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img