Crossfit ou musculação

Por Neto Melo*

Ha Alguns dias um amigo pediu minha opinião  sobre qual das duas atividades fazer, sendo que seu objetivo era emagrecer e melhorar sua saúde.

Com o surgimento de vários tipos de atividades física surge também as dúvidas, a empolgação, os exageros, os medos.
As redes sociais costumam pintar um mundo muito mais fácil e colorido do que é, prometendo corpos sarados e esculturais, porém alerto a todos os perigos e cuidados que devemos tomar antes de ingressar numa atividade pouco estudada e que vem a cada dia mais gerando lesões nos adeptos.

Mas a culpa não é da atividade, e sim dos praticantes!
Vamos lá,

Musculação: já existe hà décadas e a cada dia surge novos estudos mostrando seus benefícios tanto no emagrecimento quanto a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, entre varias outras enfermidades e ajudando em pré e pós operatórios de lesões (joelho, ombro…)

Croosfit: um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade,que se enquadram em 3 modalidades, levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e cardio.

Tudo muito dinâmico, pratico e aulas rápidas envolvendo quase toda a musculatura em uma só aula. Parece perfeito né?

Pois é, se não fosse um detalhe que friso muito, “A competição”!

Já somos competitivos por natureza, e ai você chega na aula e vê uma mulher com o peso 3x maior que você está levantando e com tempo menor, até pelo machismo você não quer ficar para trás, e a própria aula te desafia a bater tempo e peso e se comparar com os colegas de treino. Ai onde surge o maior problema, as lesões por excessos, noto que varias pessoas voltam do croosfit para musculação com lesões por excesso, seja no ombro, joelhos, tornozelos e coluna. Acabam voltando pra musculação para recuperar e tendem a não sair mais.

Então galera nos somos o nosso maior inimigo nesse caso, EGO e desrespeitar os limites do nosso corpo, ou até mesmo não conhece-los e meu conselho para o amigo foi: faça uma aula experimental e veja se você se adapta a tal atividade, lembrando que nosso corpo tem limites e devemos nos conhecer e respeitar.

Antes de iniciar uma atividade física, procure um professor de educação física, mas não deixe de Fazer atividade física, cuidar do corpo reflete e muito na mente

 

*Neto Melo é Personal trainer, Pós graduado em fisiologia do exercício e grupos especiais Consultoria online.  CREF 5928  –  netoamelo@hotmail.com  Whattsapp (61)  99937-6349

Compartilhe esta noticias em suas redes sociais

2 comentários em “Crossfit ou musculação

  • 8 de fevereiro de 2018 em 18:41
    Permalink

    Adoro os artigos do Neto! Muito bem escritos e sinto que ele sabe do que está falando! Parabéns Neto!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *